• Casa Nova
  • Bahia estado voluntário

02/12/2019 10:19

Prefeitura de Cabo Frio-RJ lança Selo de Combate ao Racismo Institucional da PGE-BA

Finalizando as comemorações do mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Cabo Frio-RJ, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Cogepir),  lançou, no último sábado (30), o Selo de Combate ao Racismo Institucional da Procuradoria Geral do Estado da Bahia.

O selo, que será afixado em todos os processos administrativos do município durante o mês de dezembro, foi criado pela PGE-BA em 2018, durante as ações do Novembro Negro do órgão, e teve por objetivo promover a reflexão por parte da Administração Pública e da sociedade civil sobre o tema. Em 2019, além da Prefeitura de Cabo Frio, ele foi cedido também para PGE-RJ, em um ato de união entre instituições públicas em prol da causa.

A solenidade em Cabo Frio ocorreu  na Casa de Cultura e Museu José de Dome, o Charitas, com a presença da coordenadora geral de promoção da igualdade racial, Rafaela Fernanda de Oliveira  e da procuradora chefe da Procuradoria  Administrativa da PGE- BA , Bárbara Camardelli.

“Momentos como este são essenciais, pois representam a difusão de uma luta que precisa ser encampada por todos os estados brasileiros. Racismo existe sim. Este evento é uma iniciativa significativa de luta e resistência contra um ‘racismo cordial’ que tenta esconder e disfarçar todos os atos preconceituosos interiorizados pela sociedade”, declarou Bárbara Camardelli.

Para Rafaela Fernanda de Oliveira, o lançamento do selo promove a reflexão sobre a causa e dá visibilidade à luta da população negra. “Este evento é um marco histórico para a cidade de Cabo Frio, pois dá visibilidade ao povo negro e mostra que estamos aqui, queremos o nosso lugar e vamos lutar por isso”, afirmou.