• Casa Nova
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Notícias

20/09/2019 13:10

Evento debate o Setembro Amarelo na PGE

Em um bate papo interativo realizado na tarde de ontem (19), no auditório Paulo Spínola,  a psicanalista Dvani Zaize e o grupo de teatro procurAtores abordou, com ludicidade, os temas depressão e suicídio. O espetáculo foi uma ação  reflexiva  da Procuradoria Geral do Estado visando debater o Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio que tem por finalidade a conscientização da população sobre a doença e como tratá-la.

A apresentação mostrou, através do teatro, da música, dança e poesia, porque a depressão é uma doença, fatores que podem desencadeá-la, sintomas e como ajudar as pessoas que sofrem com o problema. Destacou ainda a importância do conhecimento sobre o tema como a principal forma de enfrentá-lo.

“Falar sobre depressão e suicídio é a melhor forma de evitá-los e usar o teatro para isso é melhor ainda. A arte é libertação, é cura, é luz e onde existe luz não pode haver escuridão”, afirmou Dvani Zaize.

De acordo com a psicanalista, suicídio não é ato de coragem, nem de covardia, mas de desespero. “Não podemos julgar a dor do outro, pois não a sentimos. Devemos apenas ouvir estas pessoas, entendê-las e buscar formas de ajudá-las”, declarou.

Para a procuradora geral adjunta, Luciane Rosa Croda,  é importante falar sobre os temas  depressão e suicídio para desmistificá-los. “São temas áridos, mas que precisam ser falados. Precisamos encarar de frente as nossas dores, imperfeições, sombras, o nosso ego, isso tudo que mexe tanto com o existir e que traz a beleza do ser humano”, afirmou.

ProcuAtores


Grupo teatral formado por procuradores e servidores da PGE com objetivo de promover a integração entre os participantes, viabilizar o estudo das formas de comunicação e ajudar a refletir, em termos de conteúdo, a realidade. Pioneira no Estado, a proposta do grupo é praticar a teatroterapia, uma experiência de autoconhecimento que explora o lúdico para aliviar as tensões da rotina.

Fonte: ASCOM/PGE

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.