• Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas

24/05/2019 16:18

Relacionamento Interpessoal é tema de mais uma edição do projeto Trilha Atitudinal

‘Relacionamento Interpessoal’ foi o tema de mais uma palestra promovida, na manhã desta sexta-feira (24), pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento da Procuradoria Geral do Estado da Bahia dentro do projeto Trilha Atitudinal. A atividade foi conduzida pela analista de desenvolvimento de carreiras  do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Karoline Porto.

A palestrante afirmou tratar-se de um tema que, em geral, todo mundo conhece na teoria, mas que poucos aplicam na prática.

Karoline Porto discorreu sobre regras para um relacionamento saudável e elencou o que entende ser os cinco pilares para se manter uma boa relação, seja no ambiente pessoal ou profissional: autoconhecimento, empatia, assertividade, cordialidade e ética. “Se relacionar bem com o outro não é algo fácil. Existem barreiras, dificuldades, afinal, cada pessoa é única. Além disso, para se ter uma boa relação é importante emitir opinião, mas também saber ouvir a outra pessoa”, declarou.

A instrutora explicou também a importância do autoconhecimento nas relações interpessoais. “Muitas vezes é preciso se distanciar do nosso eu, parar para pensar, refletir, ouvir o feedback de alguém que confiamos, para nos conhecermos melhor e podermos melhorar nossas respostas comportamentais e tomadas de decisão”, analisou.

Ainda discorrendo sobre autoconhecimento, Karoline Porto destacou a importância de expandir o vocabulário emocional. “Temos que transformar em palavras o que estamos sentindo. Identificar nossas emoções. Pois quando colocamos nomes em nossos sentimentos, fica mais fácil de reagir às situações e lidar com as pessoas”, explicou.

A palestrante falou ainda da necessidade de se buscar a motivação para os atos. Parar para refletir o porquê de estar fazendo aquilo e tentar evitar, ao máximo, agir por impulso.

A aula de hoje, que foi transmitida em tempo real através da Escola Virtual da PGE, será retransmitida à tarde, das 14 às 17h. A atividade integra o programa de Formação e Aperfeiçoamento Continuado (PFAC) do CEA e o Plano de Formação dos Estágios de Graduação e Pós-graduação em Direito (PFOED) da PGE.