• Casa Nova

01/02/2019 15:50

Procurador do Estado da Bahia é o novo vice-presidente nacional da OAB

O procurador do Estado da Bahia e ex-presidente da secccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Viana Queiroz, foi eleito, na noite de ontem (31), em Brasília, vice-presidente do Conselho Federal da OAB para o triênio 2019/2021.

Ex-presidente da OAB da Bahia por dois mandatos, 2013/2015 e 2016/2018, eleito conselheiro federal da OAB no último dia 21 de novembro, na chapa do seu sucessor no estado, Luiz Viana tem 56 anos e é o primeiro advogado baiano a ocupar a vice-presidência da OAB Nacional. Antes dele, o advogado trabalhista Gilberto Gomes, falecido em 2006, exerceu o cargo de secretário-geral da OAB durante a gestão de Rubens Approbato Machado (2001/2004).

Com mais de 30 anos de advocacia, Luiz Viana Queiroz é procurador do Estado da Bahia, formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e exerce a advocacia privada na Bahia e, doravante, também em Brasília. Mestre em Direito Público pela UFPE, pós-graduado em Direito Eleitoral pela UFBA, pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela UFMG, Viana é professor de Direito da Universidade Católica do Salvador (licenciado).

Na Ordem dos Advogados do Brasil ocupou cargos no Conselho Seccional da Bahia, no Conselho Federal e, por duas oportunidades, presidiu a OAB-BA. Luiz Viana foi presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), gestão 2016-2018. É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e vice-presidente da Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas - ABCD.