Notícias

28/11/2018 17:38

PGE realiza última aula do curso sobre Racismo Institucional

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial, promoveu, nesta quarta-feira (28), a última aula do curso ‘Efetividade do princípio da Igualdade: compreendendo o Racismo Institucional’. A atividade, que foi desenvolvida dentro da programação do Novembro Negro da PGE, teve por objetivo conscientizar todo corpo funcional sobre a importância e necessidade de se discutir e combater o racismo em todas as suas formas, fortalecendo assim o comprometimento da instituição com a causa.

A aula de hoje foi ministrada pelo bacharel em Direito e professor Cristiano Pedreira que discorreu sobre a utilização das novas tecnologias no enfretamento ao racismo. O docente falou sobre o que são estas novas tecnologias, suas funções no mundo contemporâneo e a eficácia das ações afirmativas à luz destas novas formas de comunicação.

“O racismo estrutural se modificou e acompanhou a tendência das mídias sociais. O movimento racismo estrutural se especializou na produção de fake news e de conteúdos curtos em uma linguagem totalmente voltada ao século XXI”, afirmou.

Cristiano Pedreira falou ainda da importância e da necessidade dos movimentos sociais se apropriarem de novas tecnologias, desta nova linguagem da educação e da formação básica brasileira para divulgar conteúdos e ações. “Em virtude da ascendência destes discursos de ódio na rede, precisamos criar conteúdos que façam oposição a eles. Nossa ação enquanto resistência tem que mudar”, refletiu.


Fonte: ASCOM/PGE

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.