13/06/2018 15:49

CEA promove mais uma aula do Ciclo de Instrutoria Jurídica

‘Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Jurídico’ foi o tema da aula do Ciclo de Instrutoria Jurídica realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento da Procuradoria Geral do Estado na manhã desta quarta-feira (13). A atividade foi coordenada pelo procurador chefe da Procuradoria Judicial, Ruy Sérgio Deiró da Paixão.

O procurador iniciou sua explanação esclarecendo que "o propósito de toda pesquisa é o conhecimento", por isso os conhecimentos teológico, empírico, filosófico e tácito são fundamentais no processo de aprendizado e a base para a formação de uma metodologia científica, os quais serão inseridos por meio da razão ou da experiência.

Sobre a relação entre conhecimento e ciência, Ruy Deiró esclareceu que "não é verdadeira a noção de que conhecimento para ser verdadeiro deve ser cientifico", porque todo aprendizado deve ser considerado e acumulativo.

O procurador do Estado afirmou também que a ciência vem elaborando o trabalho de explicar o mundo de forma competente e que às vezes observamos situações no dia-a-dia, mas não captamos de fato para analisar aquele problema e refletir sobre ele. "Temos um mundo bem explicado, mas nós não o temos analisado de forma detalhada e às vezes não nos damos conta disso", opinou.

A aula de hoje, que foi transmitida em tempo real através da Escola Virtual da PGE, será retransmitida à tarde, das 14h às 17h. A atividade integra o programa de Formação e Aperfeiçoamento Continuado (PFAC) do CEA e o Plano de Formação dos Estágios de Graduação e Pós-graduação em Direito (PFOED) da PGE.