08/02/2018 10:20

PGE amplia projeto Começar de Novo para unidades do interior

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia possui, agora, nas unidades localizadas nos municípios de Feira de Santana e Vitória da Conquista 03 novos reeducandos do projeto Começar de Novo. As contrações fazem parte da proposta de interiorização do projeto no âmbito da PGE.

O ingresso de novos reeducandos tornou-se possível após a recente assinatura do Termo Aditivo ao Convênio firmado com Tribunal de Justiça da Bahia e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária que ampliou o escopo do projeto, aumentando o quantitativo de vagas de 05 para 15 e incluindo os núcleos regionais situados no interior do Estado.

Para Feira de Santana foram direcionados pela SEAP um casal de egressos, que desde a última sexta-feira, dia 02 de fevereiro, estão exercendo atividade laborativa. Já para Vitória da Conquista foi encaminhada uma reeducanda, que iniciou, no dia 05 de fevereiro, o seu trabalho. Os três atuam na área de apoio administrativo, reforçando as equipes locais nos setores de serviços gerais e arquivo.

Além dos dois municípios mencionados, a Coordenação de Distribuição e Atendimento (CDA) da PGE, situada no edifício sede, em Salvador, recebeu também mais 02 (dois) colaboradores, contando agora com um total de 04 (quatro) na sua equipe. Houve ainda 01 (uma) substituição na Coordenação de Serviços Gerais, com a saída de um reeducando, que foi posto em liberdade, e a inclusão de outro no seu lugar, que igualmente já se encontra trabalhando no setor.

Com isso, do total de 15 vagas disponibilizadas para a PGE, 10 já estão preenchidas. As 05 vagas ainda disponíveis devem ser ocupadas em breve, de acordo com a manifestação de interesse por parte dos setores e/ou unidades da PGE.

“Esta é, sem dúvida, uma grande oportunidade para eles, porque estão tendo uma nova chance para recomeçar. Para nós o ganho é evidente. Chegaram para ajudar e estão ajudando. Esperamos que o projeto possa ser expandido ainda mais, de maneira a beneficiar os dois lados envolvidos”, afirmou o analista de Procuradoria Eduardo Maia Carneiro, atualmente lotado na regional da PGE em Feira de Santana.

O projeto

Em agosto de 2017, o procurador geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho, assinou, juntamente com a então presidente do TJBA, Maria do Socorro Barreto Santiago, e o secretário estadual de administração penitenciária, Nestor Duarte Guimarães Neto, um Convênio de Cooperação Técnica para formalizar a adesão do órgão ao programa ‘Começar de Novo’, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com assinatura do documento, a PGE-BA recebeu em seu quadro funcional reeducandos das unidades prisionais do Estado, que desenvolvem atividades de apoio administrativo dentro da instituição. Os novos colaboradores cumprem jornada de 8h e desempenham atividades na área meio da PGE, mais especificamente na Diretoria Administrativa - Coordenação do Arquivo e Coordenação de Serviços Gerais - e na Coordenação de Distribuição e Atendimento - Coordenação de Recepção e Protocolo. A seleção e encaminhamento dos reeducandos foi feita pela SEAP.